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sábado, 29 de maio de 2021

Músicas russas com a temática histórica e literária - parte I


 Meus caros!


Venho por meio deste post trazer a temática de clipes musicais russos que se conectam de algum modo com a própria história russa, seja por meio de paisagens, arquiteturas, figurinos e personagens históricos, ou pela correlação com algum período histórico em específico e até mesmo conexões com a própria literatura russa, da qual pretendo tratar especialmente na parte II do tema em questão.

  • Королева Марго

Confesso que a ideia para trazer este tema ao blog veio à primeira vista pela descoberta (acidental) de um clipe recente da banda Uma2rman chamado 'Королева Марго' (Rainha Margô). Era um momento no qual eu estava a acompanhar por alguns minutos um canal de televisão russa dedicado às canções daquele país e as internacionais. De repente, me deparei com um enredo embalado por uma bela melodia que por diversos momentos traçava conexões entre um passado distante, ainda imperial, com o nosso século XXI. Os mesmos atores, o mesmo romance, em diferentes épocas e contextos históricos.

A descrição do clipe, a qual vou inserir abaixo junto com o vídeo em si, sugere que o amor quando guiado pelo destino tem o poder de atravessar o tempo. Essa citação, inclusive, me recorda uma canção de Jorge Vercillo chamada "Regressão" que também traz essa temática envolvida em seus versos, de um personagem que perpassa por importantes momentos da história humana e em todos eles se mostra guiado pelo amor em relação à sua musa inspiradora.

O gatilho da história se dá a partir da visita de uma moça comum à um museu em São Petersburgo, de onde é levada por uma guia turística que se encarrega em sua missão cotidiana de levar os visitantes do local a entenderem a natureza das obras presentes ali. Uma leve distração da própria guia leva a moça a se encontrar, dentro de uma sala vazia, frente a frente, com a sua "versão imperial", momento no qual a narrativa dá especial enfoque ao período czarista, dialogando quase sempre com nossos tempos atuais.

Abro aqui um rápido parênteses de que na minha opinião pessoal não existe cidade melhor do que Peter (como é carinhosamente conhecida) para traçar esses paralelos entre a realidade do século XXI e a vivida nos tempos czaristas. Visitar essa cidade é uma verdadeira "volta ao tempo" e em outra oportunidade posso comentar o quanto a minha visita à Peter, especialmente ao Hermitage e quanto estive próximo dele, me fez voltar em meu subconsciente aos tempos czaristas de forma tão especial e conectada ao meu romance "A czarina e o enxadrista". 

Quanto ao clipe 'Королева Марго', o considero como uma verdadeira "novela de época" em formato de clipe musical que traz o fascinante diálogo de peças de um museu com um "romance czarista" que, por sua vez, dialoga com a história de amor contemporânea.

"Любовь, назначенная судьбой, существует вне времени. И те, кто однажды обрёл друг друга, обязательно встретятся снова." (O amor designado pelo destino existe além do tempo. E aqueles que um dia se encontraram certamente se encontrarão novamente.)


Uma2rman - Королева Марго



  • О любви иногда говорят
A música do consagrado cantor russo, Alexander Malinin, cujo título poderia ser traduzido mais ou menos como "o amor às vezes é falado", como o próprio nome já diz, também está voltado à tratar sobre o tema do romance, e cuja letra busca demonstrar o quão instável, imprevisível e incontrolável pode ser esse sentimento e a tentativa de preservá-lo à todo custo, dialogando inclusive com elementos da natureza como a primavera. Aliás, pode-se dizer que existe um costume muito interessante entre os russos (e algumas músicas como Цвет настроения синий não me deixam mentir) de associar cores e estações do ano ao humor que estas sentem em seu dia-a-dia, em que cada uma delas tem o seu significado próprio traduzido às emoções cotidianas.

Mas voltando ao clipe de Malinin, aqui temos novamente um formato de "novela clássica", cujo enredo dialoga em seus elementos visuais com a própria letra da música, criada em 2013 a partir de uma poesia de Михаил Гуцериев (Mikhail Gutseriev) e transformada em clipe no ano de 2018.

Nesse caso, me impressionou especialmente a metamorfização de todos esses elementos inerentes ao amor em um enredo que leva o espectador, além do clássico "voltar ao tempo", em um contexto em que estão presentes algumas doses de 'terror' advindas da mitologia eslava, intercaladas com o romance em si, como também traz a ideia de que o amor está acima das "leis do homem" e da própria natureza humana, e seguindo essa linha tais sentimentos e sensações são levadas ao extremo no romance dos personagens envolvidos no videoclipe. 

Inclusive, para quem já teve a experiência de ler algum conto de terror russo do século XIX, especialmente de Gógol (que abordarei na parte II desse post), ou mesmo teve a oportunidade de assistir um "filme russo de época" cuja temática mesclava-se entre o terror e o romance certamente enxergou alguma intertextualidade entre o enredo do clipe em si e os consagrados contistas russos.

Abaixo reproduzo as palavras do cantor Alexander Malinin sobre a importância do poeta Mikhail Gutseriev e seus "poemas filosóficos" que permitiram que tanto essa como outras canções russas de renome pudessem ser lançadas a partir dos seus versos.

«Мы сделали шедевр! Я благодарен Михаилу Гуцериеву за глубокие философские стихи, ставшие основой одного из самых эмоциональных романсов современности». (Nós fizemos uma obra-prima! Sou grato a Mikhail Gutseriev pelos profundos poemas filosóficos que se tornaram a base de um dos romances mais emocionais da atualidade)

Александр Малинин - О любви иногда говорят



  • вопреки
Os próximos dois clipes que tratarei nesse post foram feitos como trilha sonora de filmes famosos russos que também possuem dentro deles a temática histórica e que eu diria até que considero, inclusive, como os meus dois favoritos se tratando da minha ainda recente bagagem cinematográfica russa. O primeiro deles que destaco nesse tópico tem como protagonista um dos cantores mais admirados em todo o território russo e que ao mesmo tempo possui origem georgiana, chamado Valery Meladze. 

A música em si é a mais antiga a ser comentada neste post, feita no ano de 2008 pela produtora musical 'Velvet Music' e lançada no canal do Youtube da 'Ello' que até alguns anos atrás era uma espécie de 'Vevo' russa, a qual inclusive devo muito dos meus primeiros passos dentro da musicografia russa e ucraniana, lá pelo final de 2014. Uma estrada sem volta que começou com Maksim, Vremya i Steklo, Ani Lorak e o próprio Meladze, e que posso contar um pouco mais em detalhes em outra postagem nesse blog.

Mas voltando à canção вопреки, esta foi realizada com o intuito de servir como trilha sonora do filme Адмиралъ, ou 'O almirante' em português. Como diz o título do filme, o enredo trata da história de um militar da marinha russa desde o combate no qual participou pela primeira guerra mundial, passando por sua boa relação regada à confiança com o czar Nicolau I, até aos problemas com o governo provisório de Kerensky e por último sua participação na guerra civil russa, em que participou da resistência contra os bolcheviques à época.

Recomendo fortemente o filme que pode ser facilmente encontrado com legendas em português no próprio Youtube e que para mim constituiu a junção de um enredo fascinante, didático e imersivo sobre a história russa, com a soundtrack de um dos melhores cantores da história do leste europeu.

Em relação ao clipe em si, trata-se como uma boa e típica trilha sonora, de um aperitivo com cenas da própria obra cinematográfica com um mix de participações do cantor georgiano, como se o mesmo também estivesse presente no enredo do filme como um dos protagonistas (ainda que isolado pela forte nevasca e pelos flagelos da guerra em suas cenas) da guerra civil russa.

Uma curiosidade interessante também é que no próprio clipe é possível ver algumas cenas da famosa atriz russa Elizaveta Boyarskaya que protagonizou o papel de Anna Karenina no filme 'Anna Karenina: A História de Vronsky', adaptação da grande obra prima de Tolstói. Vale lembrar que essa é a atriz que está presente em um dos papeis de protagonista do romance, junto com o próprio almirante que dá nome ao filme.

Deixo abaixo o vídeoclipe da música вопреки que também deu nome ao próprio álbum que Meladze elaborou naquele ano de 2008, que tinha outras músicas tão ou mais consagradas quanto, tais como: Салют, Вера; Без суеты; e Верни мою любовь (sendo esta a primeira música que conheci de Meladze, em uma parceria dele com a cantora ucraniana Ani Lorak). 


Валерий Меладзе - Вопреки

  
  • кукушка
Por último e neste caso, eu preferi deixar a melhor música para o final desse post! Trata-se não somente da melhor canção dessa lista, como a minha preferida de todas as canções russas que ouvi até hoje (também a mais popular com cerca de 208 milhões de visualizações no Youtube). Aqui novamente estamos falando de uma música que foi trilha sonora de um filme também relacionado com guerra, mas dessa vez com a 2ª Guerra Mundial, ou Grande Guerra Patriótica para os russos.

Começo aqui fazendo um breve resumo sobre a cantora russa Polina Gagarina que regravou esse sucesso em 2015, até então conhecido pela voz do também consagrado Viktor Tsoi. Tive a oportunidade de conhecer Polina naquele mesmo ano em apresentação do concurso musical 'Eurovision', no qual a cantora terminou na segunda posição, atrás do sueco Måns Zelmerlöw. A impressionante performance de 'A Million Voices' foi o suficiente para que eu decidisse mergulhar em suas obras artísticas e encontrar com grande facilidade, o que era apenas um sucesso recente à época, кукушка, que em português significa cuco.

Poderia passar horas aqui descrevendo a intensidade e a grandeza daquela performance, mas prefiro destacar que todos esses atributos se encaixaram perfeitamente no filme 'Битва за Севастополь' (A batalha de Sebastopol) e que acima de tudo fizeram com que o espectador, por meio de sua brilhante atuação, pudesse sentir essa mistura de sensações e arrepios entre a performance de Gagarina com a trajetória épica e heroica da atiradora soviética Lyudmila Pavlichenko, uma das mais brilhantes de seu tempo. Eis mais um exemplo de uma grandiosa biografia que consegue ser ainda mais enaltecida com uma interpretação musical à altura de todos os dramas, sofrimentos, coragem e patriotismo que uma guerra tão cruel quanto aquela pode trazer ao enredo do filme. Mais do que uma simples lembrança de uma terrível história que quase toda família russa e que tantos outros povos viveram e protagonizaram, é também assim como na guerra civil russa, um resgaste da memória do país e a lembrança daqueles que lutaram por ele.

Escolhi a data de 12 de junho de 2018 para assistir ao filme em questão e não tinha data mais simbólica dentro da minha trajetória pessoal do que a véspera da minha chegada à Moscou. Foi ali mesmo na poltrona do avião, com o celular posicionado em uma das mãos, que pude sentir toda a energia e coragem que precisava e dela pude me fortalecer e me alimentar para passar todos aqueles dias que estavam diante de mim e todos os seus desafios subsequentes que conto em detalhes no livro 'Memórias da Rússia'.

Segue abaixo o videoclipe mais especial, sendo este a trilha sonora do melhor filme russo que assisti em minha vida, na performance musical da minha cantora russa preferida. Em suma, uma obra-prima!

Полина Гагарина - Кукушка



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