Esse blog tem por objetivo compartilhar o conteúdo literário que desenvolvo desde 2013,
e por consequência, a minha visão de mundo, a paixão pelo multiculturalismo e as influências artísticas. Além disso, também é um espaço de promoção e compartilhamento de conteúdos culturais ligados especialmente ao audiovisual, como clipes e temáticas relacionadas às músicas de diferentes países, além da própria literatura que é o foco principal deste blog.
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domingo, 4 de julho de 2021
Músicas russas com a temática histórica e literária - parte II
Sejam todos bem-vindos novamente!
Nessa parte II do post "Músicas russas com a temática histórica e literária" pretendo tratar de mais quatro nomes conhecidos da música pop russa: Polina Gagarina (já listada na primeira parte do post com a música кукушка), Alexei Vorobiov, Loboda e Grigory Leps.
Я тебя не прощу никогда
Trazendo novamente aqui uma canção da minha cantora russa favorita, Polina Gagarina, cujo título pode-se traduzir como "eu nunca vou te perdoar". É claro que pelo título em si já se percebe que o conteúdo em si da letra está voltada à temática do sofrimento amoroso, algo característico de muitas músicas dessa cantora pop, como se vê, por exemplo, em "Выше головы" (acima da cabeça), sendo esta uma canção também inclusa nessa mesma temática e que fizera grande sucesso em 2018. Vale lembrar inclusive que essa canção esteve (assim como algumas que citarei mais abaixo) no rol daquelas que marcaram o período no qual estive na Rússia naquele mesmo ano de 2018.
A música 'Я тебя не прощу никогда' fora um dos primeiros grandes sucessos de Polina, cujo videoclipe fora lançado no Youtube em outubro de 2013 pelo canal 'StarPro', no meu caso algum tempo antes de conhecer qualquer música de Polina ou mesmo russa em geral.
A temática do videoclipe voltada à ideia do circo "à moda antiga" contrasta com a própria ideia central (de tristeza) da letra e apesar de não ter trazer nenhuma referência histórica ou literária velada, possui em suas próprias cenas a ideia de nostalgia em relação às apresentações circenses de tempos antigos. Ainda no século XIX, em alguns contos de Tchekhov, por exemplo, é possível mergulhar acerca da realidade das apresentações circenses, seus espectadores e, principalmente os protagonistas daquelas apresentações artísticas, sejam eles os animais treinados ou os próprios artistas do evento.
Para quem se interessa pela temática circense, cuja tradição vem perdendo espaço nas grandes cidades a cada ano, certamente verá um alento na forma como o videoclipe foi produzido. E sem mais delongas vamos ao clipe da cantora pop russa que pode ser conferido abaixo:
Polina Gagarina - Я тебя не прощу никогда
О
чем ты думаешь
Com relação à este próximo clipe eu poderia até dizer que seu enredo daria um ótimo filme ou seriado, mas de fato, o clipe foi pensado dentro dessa ótica, para atender à um seriado da televisão russa chamado "Тайна кумира" (O segredo do ídolo), como a trilha sonora deste. Além disso, a própria letra da música foi baseada nos versos do compositor e poeta soviético Robert Rozhdestvensky, tendo este vivido entre os anos 1932 e 1994 e sendo uma referência da poesia lírica soviética, mesmo em meio ao "realismo soviético" que era praticamente a corrente artística hegemônica na União Soviética nos anos 50 e 60.
Quanto ao cantor russo Alexei Vorobiov, trata-se de um artista jovem, natural da cidade de Tula e atualmente com 33 anos. Este se notabilizou a partir do programa 'X-factor russo' e também se apresenta com o nome artístico 'Alex Sparrow'. Apesar disso, devo dizer que o seu nome é bem menos 'unânime' entre os russos se comparado ao de Polina Gagarina ou outros artistas que estarão presentes nesse mesmo post. Ainda sim, na minha opinião, é possível encontrar boas músicas e videoclipes, principalmente naquele típico tema do "romance adolescente", com suas aventuras, altos e baixos.
A música a ser tratada nesse post é datada de 2016 e sua letra novamente se baseia na temática romântica, mas dessa vez, no campo da exaltação sentimental e não somente na desilusão em si, como no primeiro tópico do post (apesar das notas musicais remeterem à um clima de nostalgia e tristeza). Ao mesmo tempo, o clipe levanta reflexões sobre os mistérios femininos, trabalhando com a dualidade de se alimentar desejos para com a pessoa amada e ao mesmo tempo colocando o "lado misterioso e reservado" de sua amada como um obstáculo para a realização de suas ambições amorosas. Também vale lembrar que a tradução do título "О чем ты думаешь" seria algo como "sobre o que você está pensando", o que por si só revela a pergunta central da letra, por consequência dessa dualidade que mencionei acima.
Apesar de a letra em si ser um ponto alto da música, visto que esta teve origem no consagrado poeta soviético Robert Rozhdestvensky, coloco como grande destaque o videoclipe em si, com a reunião de cenas que retratavam a realidade da Moscou soviética, mesclando com cenas "atuais e adaptadas ao cenário, figurino e estilo soviético" protagonizadas pelo próprio Vorobiov e contando com a participação especial de uma das principais atrizes russas da atualidade, Kristina Asmus, que não à toa é a protagonista de "Тайна кумира", e que representa no enredo a solista Olga Torres, enquanto Vorobiov interpreta em seu clipe o cantor soviético Ruslan Volgin.
O clipe em si vale muito a pena ser assistido, principalmente pelos fragmentos históricos de uma realidade soviética vivida a partir dos anos 80 (sendo esta a cronologia do seriado Тайна кумира, mais especificamente no ano 1980), podendo ser sentida mesmo que em poucos segundos por um valioso acervo de filmagens feito à época, além de algumas amostras sobre o que o espectador irá encontrar em "O mistério do ídolo", tendo também a oportunidade de conhecer mais um pedaço da sociedade e história da Rússia e da antiga União Soviética.
Alexei Vorobiov - О чем ты думаешь
Лети
O vídeoclipe que será apresentado a seguir, assim como no caso anterior sobre a música de Vorobiov, também faz menção à dramaturgia russa, mas dessa vez, relacionada à um filme elaborado em trilogia, cuja canção foi realizada para se tornar a trilha sonora do segundo deles: "Гоголь. Вий" ou Gogol Viy, sendo que o nome "Viy" se dá a partir de um dos famosos contos de terror do aclamado contista e romancista russo/ucraniano (existem disputas sobre a origem do escritor quanto à sua nacionalidade) Nikolai Gogol.
A trilogia filmada entre 2017 e 2018 reúne e traduz para o formato audiovisual alguns dos mais famosos contos de terror de Gogol, trazendo a marcante característica de suas obras sobre o mundo do "fantástico" para as telas. Apesar de Gogol ser muito conhecido pelos consagrados contos de comédia como "O nariz" ou "O capote", no entanto, vale mencionar que ao contrário dessas duas obras, no caso dos contos selecionados para a criação dos filmes, além de trabalharem com a temática do terror, o próprio Gogol é o protagonista de suas próprias histórias atuando como detetive das mesmas e sendo o encarregado entre o diálogo do "mundo real" com o "mundo do fantástico" e assim, atuando como este interlocutor é que o romancista passa a investigar casos que não possuem explicação na mera racionalidade ou mundo convencional que enxergamos no dia-a-dia. É como se o próprio autor se colocasse na narrativa como alguém que consegue enxergar um horizonte além do que os seus outros colegas humanos conseguiriam, algo como um dom sobrenatural e peculiar de Gogol. Assim podemos dizer que o próprio Gogol se eleva ao grau do "fantástico" junto à outros personagens criados pelo autor dentro da trama, expondo até mesmo dramas familiares durante a narrativa em si. Não à toa, Gogol foi considerado à época um dos escritores russos mais polêmicos por sua autenticidade em seu jeito de elaborar contos e romances.
Quanto à cantora ucraniana (mais uma artista dessa nacionalidade que assim como Ani Lorak ganhou o mercado russo) Svetlana Loboda, trata-se de uma das principais artistas pop que hoje atuam em solo russo com suas músicas se encontrando frequentemente entre as mais tocadas das "paradas russas de sucesso". Loboda começou sua carreira musical por volta dos 18 anos e com 26 representou seu país natal no concurso europeu Eurovision, ganhando à época notoriedade também no cenário internacional.
Seu álbum H2LO, lançado em 2017 pela Sony Music representou um grande sucesso nas paradas de sucesso da Ucrânia e Rússia, especialmente com as canções: "K chyortu lyubov"; "Tvoi glaza"; "Tekila-lyubov" e "Sluchaynaya". Tanto essas canções como os singles "Paren" e "SuperStar" foram um grande sucesso no país enquanto estive em viagem em junho de 2018 e era comum notá-los tanto entre os "tops da TV russa" como nas rádios e nos bares, baladas e casas noturnas das grandes cidades do país, tais como Moscou, São Petersburgo e Kazan. É interessante notar que toda essa vivência nos ambientes e com diferentes pessoas daquele país, aliados às músicas que mencionei anteriormente, me trouxeram parte de um importante caldo cultural em um repertório muito útil para escrever alguns dos meus contos, histórias e textos algum tempo depois.
Mas para não fugir ao tema fecho aqui este parênteses e deixo abaixo o videoclipe "Лети" (voar), o qual recomendo fortemente para os fãs de literatura como sendo um clipe muito bem produzido e instigante com relação direta ao filme "Гоголь. Вий", bem como indico fortemente as demais músicas acima para quem curte a temática pop puxada para o lado da música eletrônica, para se sentir um pouco da atmosfera de uma noite moscovita, por exemplo.
E por último, tratando sobre a letra em si, trata-se basicamente de uma música romântica que dialoga com o filme "Гоголь. Вий" especialmente na parte final, quando a composição faz menção à um "círculo branco", que de fato está presente no filme e no videoclipe, mas que na letra possui a analogia de ser como um "domo protetor daquele romance", enquanto na história de Gogol, o círculo desenhado pelo próprio autor e personagem possui um significado diferente, no sentido ser um símbolo na luta contra "as forças do mal".
Svetlana Loboda - Лети
Вьюга
No último videoclipe tratado nesse post irei comentar brevemente sobre um dos maiores cantores russos da atualidade, Grigory Leps. Ele que assim como Valery Meladze também possui origem georgiana e atualmente está com 58 anos. Após deixar uma perigosa juventude na qual esteve acometido parte dela no hospital, por conta de problemas de alcoolismo e drogas, Leps lançou diversos sucessos ao longo dos anos 2000, alternando entre pop e rock, mas quase sempre dentro da temática romântica.
Entre
as músicas que mais me marcaram vindas da discografia desse artista posso
destacar especialmente os duetos como: "Я
тебе не верю" com Irina Allegrova, "Она не твоя" contando com a
participação de Stas Piekha, "Обернитесь" com o consagrado Valery Meladze,
"Лондон" com Timati e "Зеркала" com a famosa cantora
ucraniana Ani Lorak.
Em relação à "Вьюга" trata-se de um clipe gravado em 2006, quando Leps
estava em seu décimo primeiro ano de carreira musical, sendo que seu primeiro
videoclipe de grande sucesso musical havia sido "Натали" em 1995,
período no qual o cantor e compositor russo ainda enfrentava sérios problemas
de saúde.
No clipe em si, além da inconfundível e pujante voz de Grigory Leps e da belíssima participação de uma orquestra nos acordes da música, é impossível não reparar na intertextualidade que o script do videoclipe realiza com os famosos contos de terror de Gogol e sua lenda "do cavaleiro amaldiçoado sem cabeça" que aparece tanto no clipe descrito no tópico anterior (Лети) como em Вьюга, inclusive com o protagonista/mocinho deste último tendo forte semelhança em aparência com o personagem do próprio Gogol, interpretado por Aleksandr Petrov, na mesma trilogia de filmes realizada entre 2017 e 2018 e mencionada em com mais detalhes no tópico anterior.
A letra de "Вьюга" refere-se à uma temática muito cara à Leps que é a do sofrimento amoroso e apesar do texto musical dialogar com o clipe em relação à intensidade do inverno russo e como este se conecta com a catarse amorosa, especialmente na distância e consequente sofrimento que o "eu lírico" está vivendo para com sua amada. No entanto, é importante mencionar que ao contrário do clipe de Svetlana Loboda, a canção de Leps não foi criada com o intuito de ser uma trilha sonora de filme, sendo que a própria letra de "Вьюга" não faz qualquer menção clara e direta aos aspectos simbólicos da narrativa de Gogol como fora apresentado em "Лети".
Segue abaixo o videoclipe de "Вьюга" (tempestade de inverno) do cantor russo Grigory Leps, sendo este a última da minha lista de oito músicas russas com a temática histórica e literária trazidas para este blog.
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